4 formas para usar o Dropbox

Val Ivonica

Você conhece o Dropbox?

É um sistema de backup e sincronização online de arquivos. Ao fazer o cadastro, você recebe 2 GB para armazenar seus arquivos, com a possibilidade aumentar esse espaço gratuitamente indicando o serviço para os amigos. Pode também assinar uma das versões pagas, que dão direito a 50 GB ou 100 GB.

Depois de sincronizar e configurar o aplicativo, todos as pastas e arquivos selecionados são sincronizados continuamente com o disco virtual. Qualquer alteração é imediatamente sincronizada com “a nuvem”. Você pode instalar o aplicativo em outros computadores (Windows, Mac ou Linux) para manter os arquivos sincronizados. É uma maneira prática de manter os arquivos do desktop e do laptop sincronizados, por exemplo. Pode também acessar os arquivos em celulares (iPhone, Android e Blackberry) e no iPad. Basta instalar o app correspondente.

Mas este é só o primeiro uso para o Dropbox. Você também pode:

  • Acessar versões mais antigas de arquivos. Muito, mas muito útil quando algum arquivo corrompe ou é apagado por engano. Acesse o site, localize a pasta e clique com o botão direito sobre o arquivo (ou mesmo pasta) desejado. Se o arquivo tiver sido excluído, use a opção Show deleted files, depois clique com o botão direito no arquivo desejado e selecione Restore. Para recuperar o arquivo corrompido, selecione Previous versions. Também é possível acessar as versões anteriores de um arquivo a partir do Finder (no Mac) ou do Windows Explorer (ver imagem abaixo).
  • Compartilhar pastas. Uso bastante para trocar arquivos com clientes e colegas durante projetos. Em vez do troca-troca de arquivos (às vezes pesados) por e-mail, coloco os arquivos na pasta compartilhada com o cliente/colega. Na mesma hora, o arquivo vai começar a ser transmitido para a nuvem e, de lá, para a pasta correspondente no computador do cliente.
  • Enviar arquivos individuais sem compartilhar pasta. O que fazer quando você precisa enviar um arquivo grande, que ultrapassa o limite para envio por e-mail? Pode enviar pelo YouSendIt, por exemplo, como já fiz muitas vezes. Mas agora também pode colocá-lo no Dropbox, depois clicar nele com o botão direito e selecionar Dropbox, depois Get Link. * A imagem acima é de um menu contextual do Mac. O do Windows é semelhante, mas o do Mac é mais bonitinho. 🙂

Também é possível obter o link para compartilhar o arquivo pelo site: O link será enviado para a área de transferência e pode ser colado (Control V) em qualquer tipo de mensagem. O destinatário só precisa clicar no link para fazer o download do arquivo.

Até semana passada, a única maneira de usar um link para download dessa forma era colocando o arquivo na pasta Public. Só que, em tese, os arquivos que estão nessa pasta são públicos. Qualquer pessoa com o link pode acessá-los. Isso está explícito no site do Dropbox:

Any file you want to share with the world should be kept in your Public folder. All files stored there have a public link and anyone who has that link can access your file from anywhere.

It is possible, however unlikely, that someone could guess your link if they knew the file name. It is also possible someone who has the link can share it with others or the link could appear on a search engine or other site. If you want to stop sharing a file publicly, all you need to do is move the file out of your Public folder. Once outside of the Public folder, any previous public links to the file will no longer work.

Assim, a alteração que fizeram semana passada, permitindo usar links para baixar arquivos de qualquer pasta do Dropbox, aumentou razoavelmente a segurança para esses arquivos (porque não precisam mais ficar na pasta pública enquanto aguardam download).

Gostou do Dropbox? Quer experimentar? Então clique aqui e ajude a aumentar meu espaço no disco virtual!

Anúncios

Um comentário em “4 formas para usar o Dropbox

  1. Eu uso o meu com 18GB pra sincronizar arquivos de casa e trabalho, e funciona muito bem, já o megacloud nesse quesito de sincronizar, já é meio estranho, ele não faz upload dos arquivos e dá erro direto. Tenho uma outra conta Dropbox de 18Gb só de filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s